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Como Aumentar As Vendas No Varejo

Como aumentar as vendas no varejo?

Aumentar as vendas no varejo e o ticket médio é uma busca diária de todo empreendedor ou empresário que atua no mercado varejista. Porém, antes de pensar na venda em si e treinar a equipe, é preciso recuar um passo e entender os novos hábitos de consumo.

O perfil do consumidor mudou. O hábito de consumo mudou.

Portanto, a marca que quiser se manter no mercado precisa acompanhar todas essas transformações.

Por muitos e muitos anos, o processo de venda se resumia basicamente na ida do consumidor até a loja física onde ele realizava a compra e voltava para casa com o bem adquirido.

Com a internet e especialmente com a chegada das redes sociais, esse processo se transformou.

Ofereça experiência e não produto

Inegavelmente produto e preço não são mais fatores determinantes no processo de venda. O que dita o consumo hoje não é o produto em si, mas a experiência que a marca gera para o consumidor.

Afinal, as pessoas estão em busca de informação, conhecimento, histórias e, acima de tudo, RELACIONAMENTO! As marcas que souberem se relacionar com seu público têm maiores chances de aumentar as vendas e fidelizar seus clientes.

 

Entenda o novo consumidor

A geração dos Millennials é a grande responsável pelos novos hábitos de consumo. Uma geração jovem que cresceu em sintonia com as facilidades oferecidas pela internet, e que fez desta ferramenta uma grande aliada para o consumo mais consciente.

Através de novas conexões e fácil acesso às informações, o consumidor 5.0 como é conhecido, consegue realizar pesquisas, trocar experiências e conhecer a fundo se as promessas anunciadas correspondem de fato ao produto oferecido.

Em outras palavras: Jamais tente vender gato por lebre.

A comparação de preços entre uma loja e outra é somente parte da pesquisa que o consumidor realiza. Antes de comprar, ele se informa com amigos, visita site de avaliações, busca dicas e opiniões além de conversar com as marcas.

Depois de percorrer todas as fontes é que então avança para a tomada de decisão.

Independente se a empresa atua com loja física ou virtual, o que fica muito claro com essas informações é que cada vez mais as empresas precisam se conectar com seu público e gerar laços através do relacionamento, é através dessa conexão emocional que nasce a fidelização dos clientes às marcas.

Pratique a sustentabilidade 

Todo consumo gera algum tipo de impacto na economia, nas relações e no planeta. O novo consumidor está antenado com as questões ambientais e tem preferência por consumir de empresas que cultivam hábitos sustentáveis.

A lógica desse raciocínio é simples: É preferível consumir de uma empresa que se preocupa e tem atitudes sustentáveis para minimizar os impactos negativos no meio ambiente do que consumir de uma empresa que não tem esse tipo de preocupação.

Um estudo recentemente realizado pela Nielsen apresentou que 94% dos brasileiros afirmam ter preferência por consumir de empresas que adotam programas e projetos de melhorias ao meio ambiente. Essas pessoas estão dispostas a pagarem até 73% mais caro por marcas que praticam a sustentabilidade de alguma maneira.

Em poucas palavras: Práticas sustentáveis é um canal para fidelizar clientes.

Adotar práticas sustentáveis nem sempre envolve grandes investimentos. Se você se interessa pelo assunto, acompanhe o conteúdo exclusivo que elaboramos para apresentar diferentes formas que as empresas podem contribuir positivamente com o meio ambiente.

Se quiser conhecer um pouco mais da Gráfica Caiuás, veja porque acreditamos que sustentabilidade é essencial e não diferencial.

Para finalizar, estratégias comerciais, estabelecer metas, motivar a equipe, entre outras ações, sem dúvida deve fazer parte dos planos gerenciais de toda empresa para aumentar suas vendas. No entanto, essas ações ganham muito mais força quando tudo isso é elaborado com o pensamento voltado no perfil do novo consumidor.

This Post Has 2 Comments

    1. 😀 Ficamos muito felizes em saber que de alguma maneira pudemos te ajudar Luciana Santana! Muito obrigada por compartilhar com a gente sua percepção!

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